Quadribol


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aqui é o lugar do quadribol joguem aproveitem


O campo

Info Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
O campo onde o jogo ocorre tem formato oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui, de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro (keeper) para defender os aros da goles, lançada pelos artilheiros (chasers) da outra equipe.

[editar]Bolas

O quadribol possui três diferentes tipos de bolas: uma goles (quaffle), dois balaços(bludgers) e um pomo de ouro (golden snitch).

[editar]Balaços

Os primeiros balaços (bludgers) eram pedras voadoras, e na época de Mumps, tinham sido meramente desbastadas para assumirem uma forma arredondada. Apresentavam, porém, uma importante desvantagem: podiam ser quebradas pelas maças magicamente reforçadas dos rebatedores do século XV, caso em que todos os jogadores passavam a ser perseguidos pelos fragmentos da pedra até o resto da partida.
Provavelmente, deve ter sido essa a razão pela qual algumas equipes de quadribol começarem a experimentar balaços de metal no início do século XVIÁgata Chubb, especialista em artefatos mágicos antigos, já identificou nada menos que doze balaços de chumbo desse período, encontrados tanto em turfeiras irlandesas quanto em brejos ingleses. "São, sem a menor dúvida, balaços e não balas de canhão", escreve ela.
Com o tempo, os feiticeiros descobriram que o chumbo era demasiadamente macio para a fabricação de balaços (qualquer mocada deixada nele afectava a sua capacidade de voar em linha recta). Actualmente, eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los. Se for permitido que ajam livremente, eles atacarão o jogador mais próximo, sendo a tarefa do batedor manter os balaços o mais longe possível da sua própria equipe e mandar o balaço na equipe adversária.

[editar]Goles

A goles (quaffle) é usada pelos artilheiros para marcar gols num dos três arcos. Cada gol corresponde a dez pontos.
Era inicialmente uma bola de couro pesado e não se aproximava em nada do formato redondo de hoje. Mais tarde ganhou um formato redondo e sem saliências, sendo equipada com uma alça de couro para facilitar seu controle. Séculos depois, a goles ganhou três cavidades e pintura castanha. Eventualmente foram adicionados um feitiço de levitação, para evitar que ela caísse muito rápido, e um feitiço de aderência para facilitar o seu controlo; a sua cor foi mudada de castanho para vermelho, para facilitar a sua localização caso caia num chão lamacento ou de terra. Actualmente, a goles tem 40,5 centímetros de diâmetro.

[editar]Pomo de ouro

O pomo de ouro ou snitch dourada (golden snitch) é, como o nome indica, uma bola dourada. É minúscula (cabe na palma de uma mão) e se move aleatoriamente pelo estádio com suas pequenas asas extremamente velozes. O pomo de ouro costuma decidir jogos, pois o seu apanhamento delimita o fim de uma partida. Cada time possui um apanhador que tem de ficar sobrevoando o campo até encontrá-lo. A equipe que o captura ganha 150 pontos; não necessariamente, todavia, a equipe que apanha o pomo é a vencedora: caso a outra equipe tenha feito um placar que, mesmo após a captura do pomo, seja superior, será essa a vencedora.
Credita-se a sua invenção a Bowman Wright, um competentíssimo encantador de metais. Foi inventado para substituir o uso do pomorim dourado (animal mágico muito rápido), que era solto no início do jogo para ser capturado.
A pomo de ouro tem uma memória carnal, ou seja, ela reconhece a primeira pessoa que tocou nela para impedir que haja dúvidas sobre qual apanhador a agarrou. O ferreiro que a forja usa luvas e até à hora de ser libertada no jogo, não é tocada por nenhuma mão humana.

[editar]Os jogadores

Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros (chasers), dois batedores (beaters), umapanhador (seeker) e um goleiro (keeper).

[editar]Apanhador

A função do apanhador (seeker) é capturar o pomo de ouro. Em cada time de quadribol existe um apanhador, se ele for atingido por um balaço, não pode ser substituído. Os apanhadores, devem se movimentar por todo o campo para capturar o Pomo de Ouro, porém deve tomar cuidado com os balaços.

[editar]Artilheiro

Os artilheiros (chasers) são os únicos, além do goleiro, autorizados a manter a posse da goles; sua função é marcar gols. Cada time possui três artilheiros. São sujeitos aos ataques dos balaços, por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.Os Artilheiros, devem movimentar a goles pelo campo e tentar marcar pontos arremessando-a por entre os aros.

[editar]Batedor

Há dois batedores (beaters) em cada time, equipados com um taco cada. O seu objetivo é afastar com bastonadas os balaços dos jogadores da sua equipa e colocá-los na rota dos adversários, similares a zagueiros. Protegem os apanhadores.Os Batedores, devem rebater os balaços com seus bastões , para dificultar a movimentação dos artilheiros e do apanhador do time adversário.
Em geral são escolhidos rapazes para essa posição, por causa da força física necessária para manejar os tacos e rebater os balaços, mas garotas também podem ser batedoras.
São jogadores que precisam de muita habilidade para voar e ter grande equilíbrio porque, às vezes, é preciso usar as duas mãos para rebater um balaço mais violento.

[editar]Goleiro

O goleiro (keeper) é o jogador de quadribol encarregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles, marquem gols. No início do quadribol, os goleiros amarravam-se aos aros com uma corda, para não saírem de perto deles. Hoje, existe uma área que facilita o serviço.Os Goleiros, devem defender todos os arremessos lançados pelos artilheiros, defendendo os aros e passando a goles para os artilheiros de seu time.

[editar]Manobras

manobra de Ploy é uma manobra realizada por dois artilheiros para diminuir as defesas adversárias, colocando um ou mais artilheiros fora da jogada por alguns instantes. Um artilheiro, de posse da goles, penetra na defesa adversária e sobe, com o intento de atrair um ou mais adversários a segui-lo; então, ele larga ou atira a goles para um companheiro voando mais abaixo, que vai ter um adversário a menos com que se preocupar por um tempo. Foi mencionada pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante a Copa Mundial de Quadribol. A "vítima" foi a artilheira búlgara Ivanova.
finta de Wronski é o movimento mais perigoso e, consequentemente, um dos mais famosos do quadribol. Consiste em um dos apanhadores voar mais alto e mergulhar, de forma a atrair a atenção do outro apanhador, que acha que o adversário viu o pomo de ouro. O objetivo é fazer o apanhador-alvo seguir o realizador da finta, até que o realizador se desvia do chão, surpreendendo o alvo, que colide com o solo.
rebate duplo é um movimento em que dois batedores rebatem um balaço ao mesmo tempo, imprimindo-lhe uma força capaz de deixar um adversário desacordado.
Pancada de Fingbourg é um dos movimentos mais perigosos e eficientes que um artilheiro de quadribol pode realizar. Primeiro ele se aproxima da área e pára por pouquíssimo com a vassoura a 90º, então arremessa a goles para o alto e deixa ela atingir o ponto mais alto na sua trajetória de subida neste nanosegundo em que a goles pára no ar ele desmonta de sua vassoura e a segura como um bastão de beisebol e então acerta com força a goles (agora caindo), realizando um tiro quase indefensável para o goleiro adversário.
formação de ataque Hawkshead (cabeça de falcão) é a mais usada. Permite aos artilheiros realizarem uma manobra frontal e poderosa, com o portador da goles um pouco mais à frente da formação, que movimenta-se em V. É muito usada pelos ingleses e irlandeses.
A "Slip Groth Roll" consiste no jogador que se coloca à semelhança de uma preguiça, para evitar um balaço.

[editar]Vassouras

Ao longo da série são mencionadas seis diferentes marcas de vassoura: Nimbus, Silver ArrowsShooting StarCometCleansweep eFirebolt.

[editar]Firebolt

Firebolt (Flecha de Fogo, em Portugal) é a vassoura mais rápida do mundo. Harry Potter, é um dos poucos proprietários desse modelo. O time internacional da Irlanda utilizou sete dessas vassouras para a Copa Mundial de Quadribol. Vassoura fabricada com tecnologia de ponta, a Firebolt possui um cabo de freixo, nanofino e aerodinâmico, acabamento com resistência de diamante e número de registro entalhado na madeira forte. As cerdas da cauda, em lascas de bétula, uma planta dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia, selecionada à mão, foram afiladas até atingirem a perfeição aerodinâmica, dotando a Firebolt de equilíbrio insuperável e precisão absoluta. A Firebolt atinge 240km/h em dez segundos e possui um freio de ação inquebrável!

[editar]Copa Mundial de Quadribol

A Copa Mundial de Quadribol acontece a cada quatro anos, desde 1473, entre, geralmente, três equipes de diferentes países.

[editar]Copa de 1473

Foi a primeira Copa a ser realizada. Contou apenas com países da Europa. A competição final foi entre Flandres e Transilvânia. Durante a partida, todas as 700 faltas do quadribol foram cometidas (algumas delas foram, na verdade, criadas), incluindo a transformação de um jogador em gambá, tentativa de decapitação de um goleiro com uma espada, e a libertação de morcegos-vampiros para debaixo das vestes do capitão do time da Transilvânia.

[editar]Século XVII

Times de fora da Europa tiveram permissão de participar da Copa.

[editar]Século XX

Argentina e Brasil chegaram às quartas-de-final.

[editar]1964

A Grã-Bretanha sediou a Copa Mundial de Quadribol.

[editar]1986

Um time dos Estados Unidos participou da Copa sob a liderança do capitão Maximus Brankovitch III.

[editar]1990

Os Estados Unidos participaram novamente sob a mesma liderança de Maximus Brankovitch III. A partida final durou cinco dias.

[editar]1994

Foi a 422ª Copa Mundial de Quadribol. Harry Potter e seus amigos assistem à final de uma das edições desse campeonato. A equipe da Irlanda vence a partida, mesmo com o apanhador da BulgáriaViktor Krum, marcando 150 pontos ao apanhar o pomo de ouro.

[editar]Faltas conhecidas

[editar]Acotovelar (cobbing)

Ocorre, como o nome sugere, quando há uso excessivo e desnecessário de cotoveladas por qualquer jogador, de qualquer posição. Na partida final da Copa Mundial de Quadribol de 1994, a Bulgária recebeu penalidade cometida pelo goleiro búlgaro Zograf contra Mullet, artilheiro da Irlanda.

[editar]Bloquear (flacking)

É praticada apenas por goleiros, e consiste em colocar uma parte do corpo por entre o aro da baliza, empurrando a goles para fora e impedindo o gol de ser marcado.

[editar]Catimbar (bumphing)

Esta falta é praticada apenas por batedores. Consiste em rebater o balaço em direção à arquibancada, obrigando, assim, as autoridades a proteger o público. É utilizada, por vezes, com a intenção de impedir o artilheiro de marcar um gol.

[editar]Conduzir (haversacking)

Praticada por artilheiros. Ocorre quando um deles carrega a goles até o aro da baliza, quando, na verdade, ela deve ser arremessada com bastonadas.

[editar]Escada (stooging)

É uma falta praticada na área das balizas que consiste na retirada do goleiro das balizas do time adversário praticada por dois artilheiros, para que o terceiro artilheiro possa marcar um gol com facilidade. O infrator é o jogador que não estiver em posse da goles. A prática era permitida nas partidas de quadribol, mas foi banida em 1884.

[editar]Furar a goles (Quaffle-pocking)

Praticada por artilheiros. Ocorre quando a goles é danificada - mais especificamente, furada, para que ela caia com mais rapidez ou em ziguezague.

[editar]Guidonar (blurting)

Falta praticada por qualquer jogador. Consiste em engatar o cabo da vassoura com a intenção de tirar o oponente de seu curso.

[editar]Mutretar (blagging)

Consiste em segurar a cauda da vassoura de um jogador do time adversário com a intenção de atrasá-lo ou impedi-lo de fazer a manobra planejada. Draco Malfoy cometeu essa falta durante uma partida em 1994, contudo, Madame Hooch, que apitava o jogo, não considerou-a.

[editar]Roubar o pomo (Snitchnip)

É praticada por qualquer jogador, a exceção do apanhador, e consiste em capturar o pomo, pois somente o apanhador tem essa permissão.

[editar]Trombar (blatching)

Consiste em colidir intencionalmente com outro jogador. Na partida final da Copa Mundial de Quadribol, Vasily Dimitrov cometeu-a contra Moran e quase a derrubou de sua vassoura; o juíz, Hassan Mostafa, concedeu penalidade ao time da Irlanda. Em 1996, Harper, apanhador substituto da Sonserina, também cometeu esta falta ao colidir com Harry, mas a Madame Hooch, que apitava a partida, aparentemente não viu e o time não foi punido.

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